O que são nutricosméticos

11 de abril de 2017
nutricosméticos

Saiba o que são nutricosméticos.

O mercado de cosméticos apresenta-se como um dos setores de maior crescimento na última década. Aliado a este crescimento com desenvolvimento científico e tecnológico, nesses últimos dez anos, surgiram novos conceitos no segmento do mercado de cosmético, como é o caso de nutracêuticos, cosmecêuticos e mais recentemente, os nutricosméticos. São produtos com novas categorias e conceito, uma vez que não são nem cosméticos e nem alimentos.

Nutricosméticos são suplementos alimentares que têm a finalidade de nutrir o organismo de dentro para fora, auxiliando nas correções de imperfeições estéticas.

Cápsulas para beleza
A indústria cosmética nunca cessa a sua implacável procura por produtos, cujo objetivo é prevenir o envelhecimento cutâneo sem abordagens invasivas. Desde então, indústrias estrangeiras começaram a lançar, no mercado mundial, suplementos em cápsulas para beleza. Quando esses primeiros produtos foram desenvolvidos, os objetivos eram estimular a drenagem excedente de fluidos para reduzir o aspecto da celulite. Hoje, diferentes categorias de suplementos alimentares têm sido desenvolvidas, direcionadas às diferentes necessidades da pele, tanto dermocosméticas quanto dermatológicas.

Definição de nutricosméticos
Os nutricosméticos se localizam na interseção das indústrias de cosmético e alimentos. Outras áreas de interseção são apresentadas, como os cosmecêuticos, resultados da convergência das indústrias de medicamentos e alimentos.

Muitas empresas de alimentos  e cosméticos estão estabelecendo seu comércio baseado no conceito de nutricosméticos, com sistemas para cuidados pessoais designados para tratar a pele de maneira tópica e sistêmica.

Como funcionam os nutricosméticos
Ao contrário dos cosméticos convencionais, os nutricosméticos agem no organismo, entrando em ação quando o corpo apresenta alguma deficiência nutricional, repondo essas substâncias internamente e permitindo que componentes de uso tópico como loções, cremes e máscaras tenham seus efeitos potencializados.

Alguns dermatologistas afirmam que as cápsulas da beleza, ao suprirem carências nutricionais, promovem o rejuvenescimento da pele, postergando a oxidação dos tecidos e melhorando sua aparência e elasticidade como um todo. Esse conceito de beleza – de dentro para fora – associado aos nutricosméticos oferece, em tese, nesse mix de minerais e vitaminas, uma melhor absorção orgânica diante dos suplementos tradicionais.

Cosmecêuticos e Nutracêuticos
Os cosmecêuticos enquadram-se na interseção das indústrias cosméticas e farmacêutica. O termo cosmecêutico foi estabelecido em 1984 e refere-se a produtos  aplicados topicamente que não são meramente cosméticos, pois são capazes de alterar o status da pele, não sendo, porém, considerados medicamentos.

Já o termo nutracêutico foi definido em 1995 quando se deu início a uma revolução denominada nutracêutica, ocasionada pelos estudos clínicos publicados em jornais médicos comprovando os benefícios clínicos da ingestão oral de cálcio, fibras e óleo de peixe que, por exemplo, óleo de peixe, que por exemplo, tem ômega 3 e é considerado gordura do bem. A partir de então, outros estudos foram conduzidos a fim de relatar os benefícios potenciais de alguns compostos, como por exemplo, o uso de betacaroteno na prevenção de alguns tipos de câncer de pulmão; niacina para prevenir ataques cardíacos recorrentes, piridoxina para tratar e prevenir a depressão, suco de cranberry para prevenir infecções do sistema urinário e antioxidantes para reduzir os danos causados pelos radicais livres.

Ingestão personalizada
A ingestão de nutricosméticos deve ser personalizada, por se tratar de uma questão individualizada, pois enquanto uma pessoa apresenta excelente absorção de vitamina A, outra simplesmente pode não conseguir o mesmo resultado. Dessa forma, não adianta tomar suplementos vitamínicos se eles não resolverão o problema. A melhor coisa a se fazer antes de buscar nutricosméticos como alternativa é se orientar com um especialista.

Banner-Produto-Pantogar---Cápsulas-de-Beleza-para-Cabelo

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixe uma resposta