Rugas e suas causas

20 de abril de 2017
rugas-e-suas-causas

Rugas e linhas de expressão desenvolvem-se em decorrência dos mecanismos do envelhecimento cutâneo. Elas são consequência de múltiplos fatores como a diminuição das camadas de células epidérmicas e de componentes dérmicos reduzidos na síntese de proteínas e colágeno. Porém, mesmo seguindo hábitos saudáveis para garantir a nutrição da pele, com os anos é normal que as rugas surjam, pois elas também são marcas que se tornaram definitivas devido ao movimentos do músculo da face para compor uma expressão. Além disso,  a etnia e o sexo estão diretamente relacionados com o processo de envelhecimento.

Etnias X rugas
Embora os tipos de pele pareçam semelhantes do ponto de vista anatômico, funcional e bioquímico, existem variações entre elas que necessariamente devem ser levadas em conta nas formulações dos produtos cosméticos, sejam eles para rugas ou qualquer outra finalidade, principalmente quando se trata das influências raciais.

Grupos raciais
Existem três grupos raciais:

-Caucasianos: que apresentam a pele clara ou ligeiramente morena, e o nariz estreito;

-Negroides: que apresentam a pele escura, cabelo encaracolado, nariz largo e geralmente achatado;

-Mongoloides: que possuem a pele mais clara, olhos puxados, cabelo liso, escuro e grosso.

Fator de diferença
Aparentemente, um dos fatores que mais se diferenciam entre as raças é a pigmentação da pele, embora o número de melanócitos seja igual entre as raças, os melanossomas – grânulos localizados dentro da célula e formados essencialmente de melanina – se diferem em número e tamanho.

Os melanossomas dos indivíduos de pele branca (ou caucasoides) são menores, agrupados entre si em número de três, e quebrados por enzimas para atingirem o estrato córneo. Nos negros os melanossomas são grandes, distribuídos isoladamente nos queratinócitos e persistem desta forma até o estrato córneo, além disso, a atividade da tirosinase no negro é 10 vezes maior que os caucasianos. Portanto, a intensidade da cor da pele e, como consequência as diferenças raciais, não ocorrem em função do número de melanócitos existentes, mas em função do tamanho e morfologia, distribuição e grau de melanização dos melanossomas.

Cor da pele e as rugas
A pele morena demonstra sinais de envelhecimento mais tardiamente, em comparação com indivíduos de pele mais clara, pelo fato de a melanina possuir ação protetora de radiação UVA E UVB. Sendo assim, a presença de rugas e flacidez é predominante em pele mais claras, enquanto a hiperpigmentação está associada à pele mais escura.

Em relação à hidratação da pele, os asiáticos têm maior teor de água e níveis mais altos de lipídeos no estrato córneo em relação aos negros.

Classificação das rugas
As rugas podem ser dinâmicas ou estáticas:

-Rugas dinâmicas
Também conhecidas como horizontais, têm como causa a contração, a pele sobrejacente. A cada contração, a pele se aglomera em determinado ponto e isso acaba, com o tempo, formando linhas de expressão na pele. As regiões mais afetadas pelas rugas dinâmicas são as sobrancelhas, a testa, e o cantos dos olhos.

-Rugas estáticas
Surgem pela falta de elasticidade da pele e são visíveis mesmo sem contração muscular permanentes. As regiões das bochechas e dos olhos são as mais afetadas.

Os inimigos da pele
Saiba quem são os inimigos e como eles agridem a pele:

-Radiação UVA/UVB : Causa dano ao DNA celular e aumenta os mediadores inflamatórios.

-Cigarro: Diminui a vascularização e a oferta de nutrientes e oxigênio.

-Exercício físico pesado: Aumento de radicais livres em nível sistêmico.

-Alimentação inadequada: Falta de nutrientes, e diminuição da oferta de antioxidantes.

-Estresse: Aumento dos mediadores inflamatórios.

-Emagrecimento rápido: A pele não se reestrutura com a perda de gordura.

-Genética: Algumas pessoas têm maior predisposição do que outras para a formação das rugas, devido ao fator genético como o aumento da expressão das metaloproteínas.

Buscando ajuda médica
As rugas, em si, não são consideradas como doença, pois seu surgimento faz parte de um processo natural do envelhecimento. No entanto, para protelar seu aparecimento ou tratar as que já apareceram, é importante a procura de um profissional. Consulte um médico dermatologista e converse com ele as necessidades da sua pele para definir qual é o melhor procedimento para o seu caso.

Banner-Produto-Creme-Tri-Up

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta