Tipos e sintomas da TPM

25 de abril de 2017
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Conheça os tipos e os sintomas da TPM.

A TPM -Tensão Pré-Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual – é o período cíclico que precede a menstruação. Sua principal causa é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central, devido à sua conexão com endorfinas (substâncias ligadas à sensação de prazer) e neurotransmissores (como a serotonina).

Nem todas as mulheres sofrem com a TPM, porém, segundo dados do Ministério da Saúde, o mal atinge mais de 70% das mulheres brasileiras. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual e em algumas mulheres, somente com o fim do fluxo.

Sintomas da TPM
A TPM pode aparecer em diferentes graus, ou seja, vários os tipos, classificados de acordo com diferentes sintomas.

TPM A
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. O período é de queda de estrogênio – hormônio que diminui o estresse – e de maior liberação de adrenalina e cortisol, hormônios que contribuem para a estafa.  Em alguns casos, a mulher pode se sentir mais desatenta e atrapalhada, derrubando coisas ou batendo em objetos, porém os principais sintomas da TPM A são:
-Tensão
-Dificuldade para dormir
-Irritabilidade
-Alterações de humor

TPM C
A TPM tipo C está relacionada principalmente à compulsão alimentar. Mulheres com TPM C, antes ou durante a menstruação, sentem necessidade de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar. Como essa TPM está associada aos mecanismos de recompensa, com os hormônios alterados, ao ingerir esses alimentos, algumas áreas no cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer ainda maior.

TPM C

-Compulsão por doces ou salgados

-Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes

-Dores de cabeça

TPM D
A TPM do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos, causados pela redução de serotonina diante das oscilações hormonais. Em geral, esses sintomas podem ser controlados com uma dieta equilibrada, prática de atividade física e a interrupção na ingestão de álcool e tabaco.

Os principais sinais da TPM D são:

-Raiva sem razão

-Sentimentos perturbadores

-Pouca concentração

-Lapsos de memória

-Baixa autoestima

-Sentimentos violentos

TPM H
A TPM tipo H faz referência à palavra “hidratação”. A TPM H está relacionada principalmente com as consequências da retenção de líquidos. Mulheres com a TPM do tipo H sofrem com:

-Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)

-Inchaço abdominal

-Sensibilidade e inchaço em mamas

-Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés

TPM O
Existem outros sintomas menos comuns que também podem estar relacionados à TPM. Esses sintomas foram agrupados e classificados como TPM tipo O – que faz referência a “outros” sintomas. Entre eles estão:

-Alteração nos hábitos intestinais e cólicas (devido à liberação de agentes inflamatórios)

-Aumento da frequência em urinar (devido à retenção hídrica, o organismo tenta se autorregular, aumentando essa frequência)

-Fogachos ou sudorese fria

Dores generalizadas, incluindo cólicas

Náuseas

Acne

Reações alérgicas

Infecções do trato respiratório

Como evitar a TPM
Pratique atividade física
Uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da TPM é a prática de exercícios regulares. Ter uma vida saudável não reduz somente a tensão pré-menstrual, como também é uma excelente maneira de reduzir o estresse e diminuir o risco de doenças. As atividades físicas auxiliam na produção de endorfina, que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento e, consequentemente, amenizam os sintomas de depressão e irritabilidade que aparecem mais fortemente durante este período.

Evite
-Café
-Doces em excesso
-Álcool
-Comida com muito sal

Consuma
-Banana: é rica em potássio  e atua na eliminação do excesso de sódio no organismo. Também é rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino.

-Aveia: estimula o organismo a diminuir a absorção de gordura e  é rica em fibras, o que também ajuda no funcionamento do intestino.

-Nozes e castanhas: são antioxidantes e  combatem o envelhecimento precoce das células, o que ajuda nos sintomas da TPM. São ricas em Vitamina E e ômega 3.

-Linhaça: fonte de ômega 3 e rica em lignanas, um fitoesteroide que imita a ação do hormônio estrogênio.

-Vitamina B6: essencial no processo de síntese da serotonina, que melhora o humor.

E você, quais são os seus sintomas de TPM? Compartilhe conosco nos comentários!

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