Causas e Tipos de Olheiras

9 de maio de 2017
olheiras1

Conheça as causas e os tipos de olheiras.

A área periorbital dos olhos é a região  da face mais suscetível aos efeitos do envelhecimento. As olheiras, causa do desconforto em muitas pessoas, principalmente nas mulheres por conferir um aspecto de cansaço ao visual, são marcas que surgem devido ao acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação dos vários vasos sanguíneos da pele das pálpebras.

Causas das olheiras
As olheiras podem ser causadas por diversos fatores:

Falta de sono
Contribui para o agravamento das olheiras por prejudicar a microcirculação da região dos olhos e ocasionar palidez.

Estresse
Pessoas passando por períodos de estresse, seja físico ou emocional, com uma alimentação precária e uma vida desregrada também contribuem para agravar o quadro.

Genética
Se esse for um problema que já faz parte da família, as olheiras não serão eliminadas por completo, porém podem ser amenizadas e prevenidas por meio de cuidados para evitar os fatores que as acentuam.

Tipos de olheiras
Engana-se quem pensa que só existe um tipo de olheira. Segundo especialistas, o problema pode ser dividido em alguns tipos:

Olheiras de cansaço
Estão associadas ao estresse, má alimentação, excesso de álcool e cigarro. Para estes casos, o melhor mesmo é tentar mudar alguns hábitos de vida.

Olheiras crônicas
Depois de certa idade, peles mais morenas podem acumular melanina abaixo dos olhos, formando olheiras em tons acastanhados. O mesmo acontece com pessoas que possuem alergia respiratória severa.

Para melhorar o aspecto  das olheiras crônicas são recomendados peelings químicos, feitos com ácido glicólico ou retinoico, que costumam melhorar consideravelmente o aspecto da pele. Na continuidade do tratamento, é indicado o uso de cosméticos clareadores e despigmentantes.

Bolsas de gorduras
Há também olheiras que se formam em função do acúmulo de gordura ou líquidos embaixo dos olhos. Ao longo dos anos, é comum a pele e a musculatura da pálpebra se tornarem flácidas. Assim, as bolsas de gordura – que em condições normais se posicionam sob o globo ocular – perdem a sua sustentação e deslizam através da pálpebra, tornando-se mais evidentes.

Nestes casos, bons cosméticos, com o auxílio de massagens podem ajudar na redução.

Como evitar as olheiras:
Chá de camomila
O chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Compressas frias deste chá, sobre os olhos, são eficazes em vasoconstrição, devido ao seu efeito calmante a ao resfriamento do local.

Rodelas de pepino
As famosas rodelas geladas de pepino são tratamento caseiro que funciona. O pepino contém flavonoides que melhoram a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras.

Reduza o sal
Um dos principais culpados pela retenção de líquido que, por sua vez, piora o aspecto das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal.

Protetor solar
Usar protetor solar diariamente e da maneira correta é uma forma de amenizar as olheiras, principalmente nas que causadas pelo aumento na produção de melanina, já que os raios ultravioletas estimulam sua produção.

Hidrate o rosto
A hidratação facial é útil para disfarçar as olheiras. A pele ao redor dos olhos é muito fina, deixando os vasos faciais dessa área mais aparentes e com aspecto arroxeado.

Durma bem
Estima-se que oito horas de sono de qualidade sejam suficientes para restaurar os tecidos e recuperar a pele.

Banner-Produto-serum-despigmentante-para-olheiras-15g

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixe uma resposta