Unhas Fracas: causas e cuidados

18 de maio de 2017
unhas-fracas

Saiba quais são as causas e cuidados para unhas fracas.

As unhas protegem os dedos dos pés e das mãos e exercem um papel significativo na sensibilidade dos dedos. São compostas por grossas camadas de uma proteína chamada queratina que se mantêm aderidas à pele e sua consistência resulta de uma reação química, funcionando como uma cola que junta essas fibras de queratina, deixando a unha com essa consistência que  conhecemos. Por mês, elas crescem cerca de três milímetros nos dedos da mão e um milímetro nos dos pés.

Fraqueza
Ter as unhas fracas e quebradiças é um problema que muitas mulheres enfrentam. Os principais sinais desse mal são unhas finas, porosas, que descamam com facilidade e apresentam manchas e irregularidades.

Como as unhas ficam fracas e quebradiças
Essa condição se dá por meio de doenças dermatológicas,  como por exemplo,  psoríase, líquen plano e micose, e também pelo fato de se manipular excessivamente ou roer as unhas – perigo que vai além da estética – entre outras condições menos comuns.

O que causa o enfraquecimento
São os hábitos do dia a dia que causam o enfraquecimento. Anemias, hipotireoidismo e desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

O trauma constante das unhas pode levar a uma deficiência dessa cola que junta as fibras de queratina, quando estão presentes hábitos como:

-Manipulação de produtos químicos, como detergentes e produtos de limpeza;

-Uso de acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Esses produtos ressecam muito as unhas, tornando-as quebradiças, opacas e com manchas brancas em sua superfície;

-Exposição constante à água;

-Vibrações transmitidas por instrumentos musicais, como é o caso de violinistas, tecladistas, etc.

-Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas.

Fungos e bactérias
Fungos e bactérias que se instalam nas unhas também podem levar ao enfraquecimento. Uma das doenças mais comuns é a micose, um tipo de infecção causado pelos fungos. A micose é mais frequente nos pés, pois os fungos proliferam em ambientes úmidos e quentes, características do interior do sapato. Eles costumam se alimentar da queratina das unhas. Por isso, quanto mais cedo a micose for tratada, mais eficaz será sua cura.

Época de maior frequência de unhas fracas
O inverno contribui para o enfraquecimento das unhas. Devido à desidratação, acentuada com a exposição ao vento, ar seco, frio e à água excessivamente quente do banho, as unhas se tornam frágeis e suscetíveis às lascas.

Como evitar o enfraquecimento
As unhas fracas podem ser facilmente tratadas. Para deixá-las mais fortes e bonitas existem algumas dicas que pode seguir como:

1-Usar creme hidratante para mãos e unhas
Um bom hidratante para mãos e unhas ajuda a manter a hidratação, deixando as unhas mais fortes e bonitas. Existem ainda alguns cremes específicos, que auxiliam exatamente no tratamento das unhas fracas e quebradiças.

2-Usar óleos e bases fortalecedoras de unha
Também existem algumas bases fortalecedoras e óleos específicos. Sua fórmula geralmente têm vitaminas, como vitamina B5, minerais e cálcio que nutrem e protegem as unhas. Esses produtos devem ser aplicados sobre a unha limpa e sem esmalte.

3-Usar apenas removedor
Usar removedor de esmalte sem acetona também é um cuidado importante quando as unhas estão fracas e quebradiças, pois a acetona é um químico agressivo para a unha já fragilizada. Também é essencial reduzir no número de idas ao salão ou de vezes que esmalta as unhas, pois esses fatores deixam as unhas mais sensíveis e fragilizadas.

4-Proteger mãos e unhas com luvas
Proteger as mãos, diariamente, com luvas para realizar tarefas domésticas como lavar a louça ou limpar a casa, para que as unhas não mantenham contato com água ou produtos de limpeza que têm químicos em sua composição.

5-Comer mais Vitaminas, Proteínas e Minerais
Consumir alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos escuros como a couve, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata doce ou fígado, ajuda a fortalecer as unhas, pois são alimentos ricos em Vitamina A, ácido pantotênico ou Vitamina B5, Ferro, Cálcio e Proteína.

Consulte um dermatologista
Caso as unhas continuem fracas e quebradiças, é recomendado que se consulte um médico dermatologista, para que as causas sejam identificadas e seja indicado o melhor tratamento.

Banner-Produto-Creme-para-aumento-da-resistência-das-unhas-com-Nonychosine

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixe uma resposta