Epifactor® – a revolução da regeneração da pele

18 de julho de 2017
Epifactor-a revolução da regeneração da pele

Conheça Epifactor®, a revolução da regeneração da pele.

A cicatrização da pele é um processo fisiológico que impacta diretamente na vida de uma pessoa. Um acidente ou queimadura e até mesmo uma marca indesejada resultante de uma cirurgia plástica pode causar ao paciente uma cicatriz psicológica muito maior do que na pele. Além desses fatores, o próprio envelhecimento hoje movimenta o mercado mundial da beleza. Estar bem e sentir-se bem com a aparência é uma das prioridades na vida das pessoas, e um aliado importante dos médicos para essa realização é o  Epifactor®.

Trata-se de um ativo de natureza proteica (EGF – Epidermal Growth Factor), produzido por processo biotecnológico de engenharia genética, a fim de obter-se uma molécula como a encontrada no organismo humano. O ativo purificado e concentrado é estabilizado em um blend de azeites e envasado em ampola sob nitrogênio líquido, garantindo que a conformação molecular seja preservada, assegurando sua eficácia e alto desempenho, além do armazenamento por longos períodos. Porém, mesmo sendo envasado em ampolas, não é um produto estéril, portanto sua aplicação é apenas por via tópica, não sendo indicado para administração injetável.

O fator de crescimento epidérmico
O fator de crescimento epidérmico (EGF) é uma das moléculas que fazem a mediação de eventos celulares e tissulares da pele. Também tem a capacidade de modular o processo de regeneração cutânea, articulando diversos eventos celulares importantes, como ativação da proliferação celular, sobrevivência, migração quimiotática, estímulo à produção de colágeno, entre outras ações. Ele pode ativar a própria célula que o secretou e outras que também possuam seu receptor específico de membrana.

Diminuição de inflamação
Em situações de lesão, a pele inflama para ocorrer a reparação. No momento de inflamação são liberados os fatores de crescimento, principalmente EGF, que é responsável pela angiogênese, ou seja, pela irrigação localizada para a reparação da lesão. Na medida em que o EGF vai inundando o tecido ferido, a inflamação vai diminuindo.

Mecanismo de ação
Ao aplicar Epifactor® sobre a pele, os receptores específicos (EGFr), presentes nas membranas das células epiteliais (queratinócitos e fibroblastos), o reconhecem como parte do organismo e ligam-se como um mecanismo de “chave e fechadura”. Esta ligação desencadeia uma série de respostas celulares como, por exemplo, a proliferação, migração celular e síntese de proteínas da matriz dérmica, culminando na regulação e estímulo do processo de regeneração cutânea, além de consequentemente fomentar o rejuvenescimento, reduzir a profundidade das rugas e aumentar a elasticidade e firmeza da pele.

Recomendação de uso
Sua indicação usual é:

-Anti-aging e home care pós-procedimento: 1 ml de Epifactor® em 30g de veículo (133ng/g);

-Drug delivery: pode ser aplicado diretamente na pele do paciente imediatamente após procedimentos de laser, peeling ou microagulhamento (4000ng/g).

Porém, muitos estudos in vivo e in vitro na literatura científica, sobre a eficácia do fator de crescimento epidérmico, citam diversas concentrações testadas e todas apresentam efetividade clínica. Portanto embora haja uma concentração usual,  existe uma flexibilidade. Desta forma sabe-se que há efetividade na faixa de concentração de 16ng/g – 4000ng/g.

Veículo
O veículo  utilizado deve ser a critério do médico, porém algumas indicações podem auxiliar na escolha:

1-Sem veículo
A ampola pura pode ser aplicada imediatamente após a realização de procedimentos dermatológicos como microagulhamento, peeling e laser, aproveitando a possibilidade de drug delivery proporcionada.

2-Base sérum anidro
O sérum anidro deve ser escolhido principalmente após lasers ablativos, pois estes causam grande ardência e queimação local ao paciente. Quando o meio anidro (sem presença de água) é mantido, evita-se qualquer desconforto durante a aplicação do produto. Este é o veículo indicado principalmente para aplicação durante os sete primeiros dias após procedimento.

3-Equilibrium®
Indicado para veicular Epifactor® em tratamentos com manutenção home care, principalmente após peeling e microagulhamento, casos estes em que o paciente precisa estimular a regeneração e manter a hidratação. Veículo com toque sedoso, leve, oil-free, ótima espalhabilidade e capaz de evitar oleosidade cutânea.

4Cold Cream e Gel
Podem ser indicados para qualquer processo de regeneração cutânea.

Outras indicações
Além de indicado para tratamento pós-laser, peeling e microagulhamento, Epifactor® também é recomendado para:

Prevenção de queloides;

-Procedimentos para tratamento de estrias;

-Melhora de lesões de acne;

Estímulo da regeneração cutânea;

-Tratamentos anti-aging em geral de uso diário.

Se interessou ou ficou com alguma dúvida sobre o Epifactor®? Compartilhe nos comentários! E para aviar sua receita entre em contato conosco!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta