O poderoso mel de manuka

15 de agosto de 2017
o-poderoso-mel-de-manuka

Conheça as propriedades do poderoso mel de manuka.

Há mais de quatro mil anos, o mel é reconhecido pelos benefícios que pode proporcionar à saúde. Sendo utilizado tanto na alimentação quanto na cura de doenças, era considerado pelos egípcios como bactericida e pelos gregos como algo sagrado e milagroso.

A nova febre dos alimentos do bem tem agora como integrante o mel de manuka, que contém propriedades curativas não encontradas em outros tipos de mel, tornando-o ideal para uso medicinal.

Exclusivo da Nova Zelândia
O mel de manuka, que é extraído da flor de manuka, típica da Nova Zelândia, é 100% orgânico, tem grande concentração de antioxidantes, alto poder de cicatrização, ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, antisséptica e antifúngica, características que o tornam extremamente eficiente no tratamento de uma grande variedade de doenças. É ainda uma excelente fonte de energia, por conter todas as vitaminas e minerais essenciais para a sustentação da vida, incluindo as vitaminas A, complexo B, C, D, E e K; betacaroteno, enzimas e aminoácidos, podendo ser usado tanto de forma oral como tópica.

Uso tópico
Com ação cientificamente comprovada, o mel de manuka é utilizado no tratamento de feridas e infecções de pele. Quando aplicado na pele, é efetivo no tratamento de:
-Feridas infeccionadas
-Queimaduras
-Acnes (espinhas e cravos)
-Eczemas
-Micoses
-Úlceras da pele
-Feridas cirúrgicas
-Infecções causadas por fungos ou bactérias
-Inflamações em geral

Uso oral
Quando utilizado por via oral o mel de manuka combate diversos tipos de bactérias, incluindo as responsáveis pela dor de garganta, de estômago e gastrites. Ao ser ingerido, é eficaz no tratamento de:
-Dores estomacais
-Úlcera estomacal
-Dores de garganta
-Amigdalite
-Acidez estomacal
-Queimação estomacal
-Gastrite
-Esofagite
-Gripes e resfriados
-Colite ulcerosa

Confira os benefícios proporcionados pelo mel de manuka:

Fonte de energia
Seu teor de açúcar faz do mel de manuka uma grande fonte natural de hidratos de carbono, que proporciona força e energia. A glicose nele encontrada é absorvida rapidamente pelo organismo, fornecendo um impulso de energia quase instantaneamente.

Reforço para o sistema imunológico
Estudos mostram que o mel de manuka é rico em minerais e vitaminas dos tipos B, C e E. Quando associadas, elas estimulam o sistema imunológico, prevenindo infecções, como dores de garganta e resfriado comum.

Boa digestão
Um sistema digestivo saudável é essencial para o bem-estar geral. Uma parcela dos carboidratos contidos no mel de manuka é aproveitada no intestino delgado, enquanto o restante passa sem digestão até o intestino grosso. Esse processo estimula o crescimento de probióticos, que são as bactérias boas no organismo, e a presença dessas bactérias no corpo ajuda na digestão e evita o acúmulo de toxinas.

Ação antibacteriana
Os níveis de atividade antibacteriana variam de acordo com o tipo de mel. Cientistas da Universidade de Sydney, Austrália, descobriram que o mel de manuka integra compostos antibacterianos, não encontrados em outros tipos de mel, altamente tóxicos para bactérias. Sua ação antibacteriana pode ajudar a limpar infecções e dá esperança aos estudiosos de que, no futuro, produtos esterilizados à base desse mel possam substituir pomadas no tratamento de afecções de pele.

Ação antioxidante
Sua atividade antioxidante protege contra os danos dos radicais livres, que são formados pela poluição, radiação e, naturalmente, pelo metabolismo no organismo. As propriedades antioxidantes do mel de manuka neutralizam os radicais livres nocivos, que causam danos às células, envelhecimento acelerado que, por consequência,  causam as rugas.

Ação anti-inflamatória
A ação anti-inflamatória do mel de manuka é extremamente poderosa para tratar a dor nos olhos, nos ouvidos, dor de garganta, pele irritada e queimaduras do sol. Pesquisas médicas confirmam que sua ação anti-inflamatória funciona em queimaduras e inflamações do estômago e intestinos.

Outros benefícios
-Por ser 100% natural, não tem contraindicações

-Acalma a mente e promove um sono rejuvenescedor

-Esfolia e renova as células da pele

-É um poderoso condicionador para os cabelos

Adoçante natural
O mel de manuka tem apenas 21 calorias por colher de chá e conta com um poder adoçante superior ao do açúcar, portanto é preciso usar uma quantidade menor para alcançar a doçura desejada. No entanto, o consumo deve ser evitado por quem tem restrições à glicose. As propriedades nutritivas são sempre importantes, mas não devem servir como desculpa para o exagero de nenhum alimento, por isso, a dica é substituir o uso do açúcar, pelo mel de manuka, de forma moderada.

60 kcal (1 colher de chá de açúcar)   = 21 kcal (1 colher de chá de mel de manuka)

Atenção
Como qualquer outro tipo de mel, não deve ser ingerido por crianças menores de um ano de idade. Para crianças maiores de um ano e adultos, o mel é perfeitamente seguro e altamente saudável.

Quer saber mais sobre o mel de manuka ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários ou entre em contato conosco!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta