Por que o limão causa manchas na pele?

29 de agosto de 2017
Por que o limão causa manchas na pele?

Saiba por que  o limão causa manchas na pele.

A chegada das estações mais quentes pede  bebidas e alimentos refrescantes e cítricos, como uma limonada bem gelada. Principalmente à beira da piscina ou na praia. Sem dúvida, uma delícia, porém o manuseio do limão próximo aos raios solares pode ser um perigo à camada mais superficial do corpo, e causar manchas na pele.

Contato com a fruta
Tanto a casca quanto o sumo do limão contém furocumarina, substância que penetra na pele quando o cítrico é espremido no preparo de sucos, caipirinha e sobre petiscos. Ela é a responsável pelas manchas na pele e pelas queimaduras.

Ação solar
A epiderme, quando desprotegida, queima-se naturalmente em exposição ao sol. Em contato com a furocumarina, os efeitos da ação solar são potencializados, causando instantaneamente uma reação de ardência e vermelhidão no local.

Desprotegido até na sombra
Mesmo permanecendo na sombra, a epiderme em contato com a furocumarina continua desprotegida, pois a radiação solar tem a capacidade de rebater na areia ou cimento e voltar ao corpo, inflamando as áreas que receberam as gotículas do limão.

Manchas
As células da pele são, então, afetadas pelos melanócitos, processo no qual são instigadas a produzir mais e mais melanina, pigmento que determina a tonalidade da pele. E o excesso de melanina causa as manchas na pele. Estas podem ter tamanho e coloração variada de acordo com a quantidade do suco em contato com ela.

Danos mais sérios
Caso a quantidade de suco de limão seja grande, a furocumarina alcança as camadas mais profundas da pele e causa lesões mais sérias, levando à formação de bolhas e à sensação de coceira no local.

As partes do corpo mais atingidas são:

– Boca

– Colo

– Braços

– Mãos

Muito além do limão

Não é só o limão que causa manchas na pele. Existem outros itens que possuem o mesmo efeito. São eles:

– Laranja

– Mexerica

– Caju

– Morango

– Figo

– Cenoura

– Aipo

– Salsinha

– Coentro

– Perfumes com aroma de bergamota

– Medicações orais, como alguns anti-inflamatórios.

Como prevenir
Para prevenir-se e não sofrer esse tipo de queimadura, evite manusear, em ambientes abertos, alimentos e bebidas que tenham limão. Se for fazê-lo, lembre-se de lavar cuidadosamente as mãos e os braços, com água e sabão. Se consumir alguma bebida com limão, tenha o mesmo cuidado com a boca.

Atente-se à lavagem que, se for apenas superficial, permite que ainda sim o suco consiga manchar a pele.

Como aliviar
As manchas costumam sumir aos poucos, porém levam algumas semanas. Em situações de incômodo no local, recomenda-se fazer compressas geladas com água ou chá de camomila.

Atenção redobrada
Em exposição ao sol, capriche na aplicação correta de filtro solar, pois quando a área lesionada está desprotegida, a alteração cutânea se intensifica e pode tornar-se irreversível.

Emergência
Em  situações graves, com muita dor e bolhas, procure um serviço de emergência próximo e não recorra a pomadas sem orientação médica.  

Ficou com dúvidas sobre as manchas causadas por limão ou já passou por essa experiência? Compartilhe nos comentários!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta