Óleos essenciais e seus benefícios – parte 2

10 de outubro de 2017
Óleos essenciais e seus benefícios

Saiba mais sobre os óleos essenciais e seus benefícios.

Já está comprovado que os benefícios proporcionados pelos óleos essenciais são eficazes devido à sua alta concentração e às suas características terapêuticas.

São benefícios  biológicos por fortalecerem as defesas naturais do corpo e equilibrarem o sistema endócrino, e psicológicos, por harmonizarem regiões cerebrais e auxiliarem no relaxamento. E seus princípios ativos são naturais e encontrados nas flores, ervas, frutas e especiarias, das quais são extraídos principalmente por método de destilação a vapor ou por prensagem a frio.

Confira alguns óleos essenciais e os benefícios que proporcionam:

Óleo essencial de cedro

Original do Marrocos, possui benefícios para a pele, atuando como adstringente e antisséptico no tratamento de acnes, pele oleosa, cabelos oleosos ou com caspa, eczema, dermatite, psoríase e alopecia traumática. Também é um ótimo repelente de insetos como mosquitos, traças e larvas de carunchos.

É eficaz em casos de bronquite, tuberculose e infecções respiratórias e urinárias. Tonifica os músculos e ainda auxilia na cura de dores de dente e fortalece sua aderência à gengiva. Também é eficaz no tratamento de diarreia e sintomas da gripe, como olhos vermelhos, dores de cabeça, tosse e catarro.

Óleo essencial de eucalipto

É famoso por suas propriedades descongestionantes, expectorantes e mucolíticas. Eficaz no tratamento de doenças respiratórias e no fortalecimento do sistema imunológico. Age como tônico e estimulante, relaxa os músculos e alivia tensões provocadas pelo excesso de esforço ou exercícios físicos.

Também é  depurativo, diurético, analgésico, antisséptico e cicatrizante, além de atuar em casos de falta de atenção e de concentração.

Óleo essencial de grapefruit

Possui aroma leve, fresco e amargo, o que traz sensações de descontração e motivação. É antidepressivo, adstringente, antisséptico, desintoxicante e refrescante.

É o principal óleo essencial no combate à celulite. Auxilia o sistema linfático, facilitando a eliminação de toxinas; em massagens, ajuda no trabalho com a gordura localizada e é excelente no tratamento pós-operatório de varizes.

Óleo essencial de gerânio

Utilizado em massagens corporais e faciais, é ideal para preservar a juventude e manter saudável a pele seca e desvitalizada, pois melhora seu tônus, coloração e brilho natural. Regula o sistema hormonal e alivia sintomas da TPM, menopausa ansiedade e depressão.

Equilibra a mente, reduz o estresse e nos banhos de banheira, provoca bem-estar e tranquilidade duradoura. É útil em todo tipo de pele exceto a pele muito sensível.

Óleo de melaleuca ou tea tree

De origem australiana, possui ações antisséptica, desinfetante, cicatrizante, bacteriostática, germicida, antifúngica, imunoestimulante, expectorante e anticaspa. Como fitoterápico, pode ser usado para queimaduras, acne, infecções virais e fúngicas (herpes, furúnculos, pé de atleta), infecções ginecológicas (candidíase), picadas de insetos, gengivites, aftas, piorreia, psoríase, impetigo, em irritação cutânea e erupções diversas. Em fitocosmética é indicado para tratamento da caspa e da acne.

Óleo essencial de canela

De origem oriental, combate infecções, tosse, resfriado, gripe, reumatismo, artrite, debilidade geral e dores. É antisséptico e bactericida  (capaz de matar o bacilo tifoide em 15 minutos).

É excelente para estados de esgotamento e sensações de fragilidade e depressão. Alivia infecções intestinais, ameniza espasmos de aparelho digestivo, dispepsia, colite, flatulência, diarreia, náusea e vômito. Estimula a secreção de sucos gástricos, o sistema glandular, é muito usado para aliviar cólicas menstruais e regular a menstruação escassa e a leucorreia. Suas propriedades afrodisíacas são consideradas bastante eficazes em casos de impotência.

Quer tirar mais dúvidas sobre óleos essenciais? Deixe seu comentário!

Banner-Produto-oleos-essenciais

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta