O que são Alimentos Funcionais

28 de novembro de 2017
O que são Alimentos Funcionais

O caminho para manter pele, unhas e cabelos bonitos e nutridos pode começar pela alimentação. Saiba o que são alimentos funcionais, a origem do conceito e seus benefícios para a saúde.

Aliar saúde, beleza e bem-estar é uma busca crescente na sociedade e que vem impulsionando o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e serviços. Seguindo esse contexto, também é cada vez mais perceptível que, para conquistar uma aparência bela e saudável, é preciso começar pelo básico: a alimentação.

Somos aquilo que comemos

Com base nessa premissa, vegetais e frutas ganham o reforço de bebidas, iogurtes, chocolates, pães, sopas e outros tipos de alimentos elaborados com ingredientes ricos em nutrientes específicos e que contribuem para a prevenção e a redução do risco de doenças, além de proporcionarem benefícios estéticos.

O mercado de alimentos funcionais se desenvolveu rapidamente nos últimos anos e apresenta um grande potencial de crescimento e de diversificação no país.

O que são alimentos funcionais

Segundo Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro “Lugar de médico é na cozinha”, alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, quando consumidos com regularidade, oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Esse tipo de alimento pode por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas como câncer e diabetes. Quando ingeridos, podem regular processos vitais específicos, como o aumento dos mecanismos biológico de defesa do organismo contra influências ambientais e reduzir do processo de envelhecimento.

Quais são os alimentos funcionais

Soja e derivados, cereais integrais – como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo -, tomate, uva, couve-flor, cenoura, brócolis, linhaça e leite fermentado são exemplo de alimentos considerados funcionais. A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

Grande parte dos pesquisadores considera que alimentos funcionais podem:

-ser naturais e não modificados;

-ter a adição ou a subtração de componentes para proporcionar benefícios;

-ter um componente substituído por outro, com atributos mais favoráveis;

-apresentar combinações entre essas características.

Alimentos enriquecidos

Aos olhos do consumidor, um alimento enriquecido, não é um alimento funcional. Os alimentos enriquecidos, por sua vez, são aqueles que são adicionados um ou mais nutrientes essenciais – como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Alguns alimentos são obrigatoriamente fortificados. A farinha de trigo tem de ser enriquecida com ferro e ácido fólico, para a redução do risco de anemia ferropriva (por deficiência de ferro) e de doenças do tubo neural durante a formação do embrião. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, essencial para a prevenção de malformações.

Eles fazem a diferença!

Conheça alguns dos principais compostos funcionais investigados pela ciência e em quais tipos de alimentos são encontrados:

-Isoflavonas
Ação: Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anticancerígena.
Alimento que é encontrado: Soja e derivados

-Proteínas da soja
Ação: Redução dos níveis de colesterol
Alimentos em que é encontrado: Soja e derivados

-Ácidos graxos ômega-3
Ação: Redução do LDL (mau colesterol) e ação anti-inflamatória. É indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos.
Alimentos em que é encontrado: Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque.

-Ácido Linolênico
Ação: Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória
Alimentos em que é encontrado: Óleos de linhaça, colza e soja, nozes e amêndoas.

-Catequinas
Ação: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, equilibram as taxas de colesterol e estimulam o sistema imunológico.
Alimentos em que é encontrado: Chá verde, cereja, amora, framboesa, mirtilo, uva roxa e vinho tinto

-Licopeno
Ação: Antioxidante, equilibra os níveis de colesterol e reduz o risco de certos tipos de câncer, como o da próstata
Alimentos em que é encontrado: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia.

-Luteína e zeaxantina
Ação: Antioxidantes, protegem contra a degeneração macular
Alimentos em que é encontrado: Folhas verdes (luteína); pequi e milho (zexantina)

-Indóis e isotiocianatos
Ação: Indutores de enzimas que protegem contra o câncer, principalmente o de mama
Alimentos em que é encontrado: Couve-Flor, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, rabanete e mostarda.

  –Flavonoides
Ação: Atividade anticancerígena, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante
Alimentos em que é encontrado: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra e cereja.

-Fibras solúveis e insolúveis
Ação: Reduzem o risco do câncer de cólon e melhoram o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.
Alimentos em que é encontrado: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; leguminosas como soja, feijão e ervilha; hortaliças com talos; e frutas com casca

-Prebióticos (frutooligossacarídeos e inulina)
Ação: Reduzem o risco de câncer de cólon e melhoram o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade
Alimentos em que é encontrado: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; leguminosas como soja, feijão e ervilha; hortaliça com talos; e frutas com casca.

-Sulfetos alílicos (alilsulfetos)
Ação: Reduzem o colesterol e a pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem o risco de câncer gástrico
Alimentos em que é encontrado: Alho e cebola

-Lignanas
Ação: Inibição de tumores hormônio-dependentes
Alimentos em que é encontrado: Linhaça e noz-moscada

-Tanino
Ação: Antioxidante, antisséptico e vasoconstritor
Alimentos em que é encontrado: Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju e soja

-Estanóis e esteróis vegetais
Ação: Reduzem o risco de doenças cardiovasculares
Alimentos em que é encontrado: Extraídos de óleos vegetais, como o de soja, e de madeiras

-Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos)
Ação: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.
Alimentos em que é encontrado: Leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

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