Nutrientes e suas ações no organismo

12 de dezembro de 2017
Nutrientes e suas ações no organismo

A ingestão equilibrada de nutrientes, sejam eles micro ou macronutrientes, é fundamental para um organismo saudável. Esse equilíbrio também influencia na beleza dos cabelos, das unhas e da pele.

Os benefícios estéticos e  a alimentação estão diretamente relacionados ao consumo regular de nutrientes específicos.

Alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, por exemplo, são indicados para retardar o envelhecimento precoce das células e essenciais para uma pele forte, saudável e bonita. Já o ferro, presente nas carnes e oleaginosas, é um dos componentes essenciais para a saúde dos cabelos e das unhas.

Alimentação balanceada

Para desenvolver e manter uma aparência saudável, o organismo necessita de quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, e esses nutrientes podem ser fornecidos por meio de uma alimentação, balanceada, variada e de qualidade.

Bronzeamento perfeito

Alimentos ricos em betacaroteno colaboram para manter o bronzeamento da pele por mais tempo. Trata-se de uma substância que pode ser encontrada em alimentos com cores alaranjadas, amarelas e vermelhas, como cenoura, laranja, beterraba, abóbora, mamão, manga e pêssego.

Quando transformado em vitamina A no organismo, o betacaroteno auxilia na síntese de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e pelo bronzeado. O betacaroteno também é antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, confere elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e fortalece as unhas.

Combate aos radicais livres

Fontes de betacaroteno combinadas ao consumo de alimentos ricos em vitaminas C e E, como abóbora, kiwi, caju, laranja, limão, tomate, e brócolis, potencializam a proteção às células, diminuindo a ação dos radicais livres.

No entanto, alimentos ricos em betacaroteno em excesso podem deixar as palmas das mãos e plantas dos pés amareladas. Mas isso não acarreta problemas à saúde. Para a coloração desaparecer, basta diminuir a ingestão.

Confira uma classificação de nutrientes que auxiliam na proteção e reparação da pele, dos cabelos e das unhas, e em quais alimentos eles são encontrados.

Ação dos alimentos na pele

Nutriente: Vitamina A e betacaroteno

Fonte alimentar: A vitamina A é encontrada em ovos,  iogurtes, pêssego, manga, melão, caqui e damasco. Já o betacaroteno está presente na abóbora, batata-doce, brócolis, e agrião, cenoura.

Ação na pele: A vitamina A trabalha na síntese de novos tecidos. o betacaroteno auxilia no tratamento da acne.

 

Nutriente: Vitamina C

Fonte alimentar: Acerola, laranja, morango, kiwi, abacaxi, limão, tangerina, goiaba, brócolis, pimentão e amarelo, manga e mamão.

Ação na pele: A vitamina C protege a pele de ação dos raios ultravioleta e preserva a estrutura dos fibroblastos e do colágeno.

 

Nutriente: Vitamina E

Fonte alimentar: Amêndoas, avelã, amendoim, couve, abacate, pistache, semente de girassol, mamão, castanha-do-Brasil e azeite.

Ação na pele: Protege a membrana celular, potencializando a ação da vitamina C, reduz cicatrizes e tem ação imunomoduladora e anti-inflamatória, com efetiva prevenção de danos na pele.

 

Nutriente: Magnésio

Fonte alimentar: Nozes, leguminosas, frutos do mar, semente de abóbora.

Ação na pele: Potencializa a troca de substâncias entre células e atua na formação dos tecidos.

 

Nutriente: Selênio

Fonte alimentar: Castanha-do-Brasil, grãos integrais, frutos do mar, carnes, frangos e ovos.

Ação na pele: Protege as células dos radicais livres, evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol.

 

Nutriente: Zinco

Fonte alimentar: Ostras, algas, carnes, iogurte, feijão, frango, sementes de linhaça e abóbora, amendoim e amêndoas.

Ação na pele: Potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres e favorece a renovação celular.

 

Nutriente: Flavonoides

Fonte alimentar: Cacau, frutas vermelhas, chá verde e vinho tinto.

Ação na pele: Promove o aumento no fluxo sanguíneo cutâneo e subcutâneo, aumentando a densidade e a hidratação da pele.

 

Ação dos alimentos nos cabelos e nas unhas

Nutriente: Betacaroteno

Fonte alimentar: Abóbora, batata-doce, brócolis, agrião, e cenoura.

Ação nos cabelos e unhas: Aumenta o brilho dos cabelos e fortalece as unhas.

 

Nutriente: Biotina

Fonte alimentar: Aveia, amêndoas, iogurtes, ovos, carnes, soja e abacate.

Ação nos cabelos e unhas: Importante para o desenvolvimento do folículo piloso. Sua deficiência causa alopecia difusa e despigmentação dos cabelos. A biotina também pode prevenir a progressão da calvície, já que a estimulação da biossíntese capilar resulta de sua ação no metabolismo proteico.

 

Nutriente: Cálcio

Fonte alimentar: Sardinha, vegetais verde-escuros, leite e derivados, gergelim, feijão, brócolis e amêndoas.

Ação nos cabelos e unhas: É fundamental para a formação das proteínas do cabelo e ainda contribui para o metabolismo do ferro e das vitaminas no fio. O mineral é importante para o crescimento dos fios, pois os folículos pilosos necessitam de cálcio para produzir proteínas queratinizadas. A falta de cálcio torna o cabelo fraco e quebradiço. Ele também ajuda a fortalecer as unhas.

 

Nutriente: Ferro

Fonte alimentar: Carnes, feijões, vegetais verde-escuros e oleaginosas.

Ação nos cabelos e unhas: É um componente essencial para a saúde do cabelo e das unhas. A deficiência desse mineral, mesmo na ausência de anemia evidente, está associadas à queda difusa de cabelos e unhas quebradiças.

 

Nutriente: Silício

Fonte alimentar: Suplementos

Ação nos cabelos e unhas: A suplementação de silício proporciona uma melhora em unhas frágeis. Nos cabelos, promove aumento da resistência à tração, incluindo elasticidade cutânea e ruptura de carga, aumentando a espessura do fio.

 

Nutriente: Zinco

Fonte alimentar: Ostras, algas, carnes, iogurte, feijão, frango, sementes de linhaça e abóbora, amendoim e amêndoas.

Ação nos cabelos e unhas: Mineral importante para o crescimento e o desenvolvimento dos cabelos e das unhas. A deficiência pode deixar os cabelos finos, quebradiços e sem brilho e as unhas fracas.

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